Proposta Pedagógica

A Escola Pitangueiras trabalha com o material do Sistema Anglo de Ensino. O currículo do Sistema Anglo possibilita à escola preservar suas características e sua história e, ao mesmo tempo, imprimir uma consistência e coerência pedagógica durante os anos da Educação Infantil. O currículo estimula a criança a criar hipóteses sobre tudo o que vivencia aprofundando suas experiências. O professor busca desafiá-la para que possa levantar hipóteses e assim proporcionar a construção do conhecimento. Essa postura permite a assimilação e acomodação de conceitos adquiridos nas diversas áreas de aprendizagem.

O Conteúdo Curricular está dividido em 4 áreas (Linguagem, Atividades Psicomotoras, Raciocínio Lógico, Conhecimento do mundo). O trabalho do professor é multidisciplinar, isto é, conceitos de várias áreas são desenvolvidos com um mesmo tema ou num projeto. Os conceitos estão sempre sendo revistos, eles são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com as séries.

Nas classes de B2, Mini-maternal e Maternal ( 1,6 a 3 anos) dá-se ênfase ao desenvolvimento da linguagem e a socialização. Estimula-se muito a oralidade para que a criança possa se expressar melhor e ampliar o seu vocabulário.

Nas classes de Jardim 1 e Jardim 2 (4 a 5 anos), trabalha-se de uma forma um pouco mais sistemática pois as crianças são capazes de se concentrar por mais tempo, item importante para que se organizem e compreendam a relação entre a língua falada e escrita. Hipóteses da escrita são aprimoradas, ao longo dos anos, através da intervenção do professor até se chegar à escrita convencional tendo assim sua função social adquirida.

O ambiente escolar proporciona o contato com outros modos de agir, pensar, solucionar problemas e, também, leva a criança a aprender a cooperar, trabalhar em grupo, negociar. Incentiva-se muito a criatividade, a auto-estima, o raciocínio e a independência das crianças nas atividades rotineiras e em situações problemas vividas junto com os companheiros ou propostas em sala de aula.

O material utilizado é bem rico, variado e procura imprimir um sentido de aventura, instigando a criança a pesquisar e fazer descobertas. Aulas de culinária e artes fazem parte das apostilas e a escola procura enfatizar mais estes aprendizados.

Nas aulas de culinária exploramos conceitos das diversas áreas com receitas simples. Trabalha-se: linguagem, quantidades, cores, sentido tátil, sentido olfativo, procedência de diversos tipos de alimentos e o registro escrito.

O objetivo, nas aulas de artes, é levar as crianças a perceberem e interagirem com o mundo que as cerca, aguçando as diversas impressões sensoriais e ampliando a expressão criativa. Possibilitando, assim, uma maior exteriorização da forma de ser e dando subsídio para o desenvolvimento do potencial artístico.

A Escola Pitangueiras possui aulas extras de:

Esportes

A Escola de Esportes desenvolve a motricidade através de jogos e brincadeiras dirigidas que utilizam uma grande variedade de materiais.

Busca-se: ampliar as possibilidades expressivas do movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal, explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade, resistência e flexibilidade) conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do corpo, controlar o movimento e apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo.

De forma geral trabalha-se os seguintes aspectos:

A escola de esportes é coordenada pelos professores de Educação Física do Clube Pitangueiras.

Música

Musicalizar, na Educação Infantil e no Fundamental I, é tornar a criança sensível e receptiva ao fenômeno sonoro, possibilitando que se expresse através da música, o que supõe a existência de vínculos positivos entre a criança e o fenômeno musical. Uma vez estabelecido esse vínculo, a própria música, por si só, já faz grande parte do trabalho de musicalização, penetrando de forma inconsciente no ser humano, abrindo canais de expressão e comunicação a nível psicofísico, induzindo, através de suas estruturas internas, modificações significativas no aparelho mental.

Objetivos Gerais

Metodologia

Todos os jogos e brincadeiras são adaptados a cada faixa etária, assim como os resultados esperados e os objetivos específicos também são diferentes de acordo com a idade de cada criança.

2 anos: desenvolvimento motor, da fala, da percepção do som e do silêncio, gosto pelo cantar, pelo ouvir, desenvolvimento da socialização.

3 anos: aprimorar as habilidades já desenvolvidas, acrescentando elementos rítmicos quantitativos e qualitativos mais expressivos. Desenvolvimento do canto.

4 anos: aprimorar as habilidades já desenvolvidas, acrescentando elementos mais específicos de ritmo, timbre altura, intensidade, duração.

5 anos: aprimorar as habilidades já desenvolvidas, acrescentando elementos mais específicos de disciplina e organização musical, começo do trabalho coral.

Inglês

A aula de inglês na Educação Infantil tem como objetivo geral sensibilizar as crianças para a língua inglesa, facilitando assim o futuro aprendizado do idioma. Através de muitos jogos e canções as crianças têm contato com a língua estrangeira. São trabalhados conceitos simples tais como: cumprimentos, perguntas, cores, comandos do dia-dia, partes do corpo, números, datas comemorativas, nome de objetos/animais, entre outros.

Saiba mais sobre Proposta Pedagógica